Por Quatro Patas
16/12/2019 16h13 - Atualizado há aprox 22 h
Se você está com um filhote de cão e ele está saudável, é muito importante agendar uma avaliação com o médico veterinário para os seus primeiros cuidados. Normalmente essas precauções começam logo após o desmame, entre 30 a 45 dias.
1- Alimentação específica: é necessária uma ração de filhotes até os12 meses de vida (de acordo com a raça). Após esse período inicia-se a ração de adulto.
2- Exame de fezes: a partir de 30 dias de idade. Antes do início do esquema de vacinação, para identificar diferentes parasitas e escolher o vermífugo adequado, preparando o seu filhote para as doses seguidas de vacina.
3- Vermifugação: pode-se iniciar a vermifugação com 30 dias de idade, repetindo após 15 dias. A dose é calculada de acordo com o peso do animal.
4- Vacinação: com seu animalzinho estando saudável e já vermifugado, depois de sua introdução no ambiente definitivo, evitando sempre coincidir com situações de estresse.
A primeira dose é em torno de 45 dias de idade. O protocolo deve ser personalizado e específico para seu animal, dependendo da avaliação do médico veterinário.
Existem as vacinas polivalentes (V-7 ou V-10), que são “obrigatórias” e seus devidos reforços. Além das vacinas contra Bordetella (gripe canina), vacina contra Giardia e a importante vacina Antirrábica.
5- Prevenção de pulgas e carrapatos (ectoparasitas): inicia-se a partir de 30 a 60 dias de vida de acordo com o produto escolhido e a frequência dependerá da exposição aos parasitas e do produto escolhido.
6- Orientação sobre castração: quando a opção é pela não reprodução, orienta-se nas fêmeas a partir do sexto mês de vida, principalmente para prevenir o temido tumor de mama. Já nos machos, a indicação seria para evitar a marcação de territórios com urina, diminuir ansiedade e agressividade, evitar fugas.
--- ''