Por Quatro Patas
16/12/2019 15h09 - Atualizado há 5 meses
A insuficiência renal em gatos é um problema bastante comum. Ela surge gradativamente, à medida que os filtros responsáveis por eliminar as substâncias nocivas começam a ter problemas. Essa insuficiência renal em gatos é mais comum nos felinos mais velhos, geralmente ela aparece quando eles têm 9 anos para mais. Gatos da raça Persa e Abissínio geralmente apresentam mais essa doença porque problemas renais são uma condição genética.
CAUSAS
O problema de insuficiência renal em gatos pode surgir de diversas formas. As causas mais comuns são tumores, doença renal policística, infecções bacterianas, um dano no rim causado por medicamentos (quando mal administrados) ou por toxinas, além, é claro, da idade avançada, que faz com que os órgãos comecem a falhar
SINTOMAS
A questão principal na hora de identificar essa doença é que muitos dos sintomas não são necessariamente relacionados ao trato urinário. Vômitos, emagrecimento e constipação ou diarreia são sintomas de insuficiência renal crônica que podem ser confundidos com outra doença. Além disso, na verdade, nem sempre os sintomas de insuficiência renal em gatos aparecem ou eles são confundidos com a velhice, como letargia e pouca mobilidade, pelo sem brilho ou caindo muito.
Além disso, outros sintomas são: aumento da sede, desidratação, aumento do volume de urina, mucosas pálidas (use a gengiva para se orientar) e mau hálito.
COMO TRATAR
Infelizmente, a insuficiência renal crônica em gatos não tem cura. No entanto, é possível tratar os sintomas, dando a melhor qualidade de vida possível para o seu gato nessas condições. O médico veterinário irá decidir qual medicamentos serão necessários para melhorar a situação do seu felino. Também vão ser necessários cuidados com a alimentação. Por exemplo, uma ração específica para gatos com insuficiência renal. Além disso, ração úmida é de bastante ajuda.
--- ''