Saúde

Higiene bucal dos pets ajuda na prevenção de doenças


Por Quatro Patas

17/12/2019 08h38 - Atualizado há aprox 4 h


A+   A-  

Você já ouviu falar em odontoveterinária? É uma área da medicina veterinária onde os médicos veterinários são capacitados para cuidar da saúde oral dos pets. 

O mau hálito, que atinge 80% dos cães acima de 3 anos, é um sinal de que seu pet não está com a saúde bucal em dia, por isso, eles devem passar sempre por avaliações, principalmente se apresentarem algum dos quatro fatores de risco: ter mais de 3 anos de idade, ter tártaro, dentes mal posicionados, salivação excessiva, dificuldade de mastigar o alimento.

De acordo com a Dra. Isabelly Sara, assim como nos seres humanos, a escovação dos dentes dos pets é necessária para evitar doenças graves. Restos de alimento podem ficar presos nos dentes do cachorro, provocando o desenvolvimento de bactérias, mau hálito, gengivite, tártaro, entre outros problemas.

A melhor forma de prevenção é a escovação. A falta de escovação propicia a formação do tártaro, que gera mau hálito e, consequente, incômodo nos tutores, o que muitas vezes se torna motivo para um distanciamento do animal e perda de conexão entre eles devido ao mau cheiro. 

Apesar de muito necessário, nem sempre é fácil escovar os dentes do animal. Esse hábito deve começar cedo, com o animal ainda filhote para que ele possa se adaptar à rotina de escovação. 

"O cálculo dental vai se acumulando na parte externa do dente. As bactérias vão se aderindo ao dente, formando a placa bacteriana, o que resulta no cálculo, e a única forma de retirar é levando a um médico veterinário capacitado para fazer esse procedimento", explica a Dra. Isabelly. 

Também como nos humanos, é importante a visita a um profissional especializado para uma avaliação pelo menos a cada seis meses. Já a limpeza de cálculo dental (limpeza de tártaro) a cada 6 meses a 1 ano e meio.

Saiba mais em S.O.S. Quatro Patas - Entre no Clima

 

 

--- Saúde Bucal odontoveterinária ...