Por Quatro Patas
16/12/2019 14h32 - Atualizado há 4 meses
Criar o hábito de levar o seu animal regularmente ao veterinário é fundamental para a prevenção de doenças e para o início imediato de um tratamento, caso seja necessário.
"Muitos donos ainda têm o hábito de postergar a visita ao veterinário por achar que o mal estar é temporário e por acreditar que a ida ao veterinário pode estressar o animal. Esse hábito impede que uma doença em fase inicial seja detectada”, explica Cleber Fontana, clínico geral e diretor médico do hospital veterinário Pet Care, no Pacaembú, em São Paulo. "Para evitar contratempos, o dono precisa prestar atenção a qualquer alteração de comportamento”, completa.
Caso o animal apresente sintomas como vômito, diarreia, dificuldades respiratórias ou mudanças de comportamento como falta de apetite, agressividade e tristeza, o tutor do pet deve ficar atento.
“Nos casos que envolvem vômito e diarreia, é recomendável que o dono espere no máximo até 12 horas para ir ao veterinário”, afirma Cleber. Já nos casos relacionados à mudanças comportamentais, é aconselhável que o animal seja avaliado por um médico em até 24 horas após o início dos sintomas.
“É comum que os animais mudem o seu comportamento porque estão sentindo dor. Por isso, caso o quadro se prolongue, é bom que um médico avalie o bichinho”, diz o veterinário. “E, independentemente do sintoma, nunca automedique o seu animal de estimação porque isso pode piorar o quadro clínico”, completa.
Além dos casos críticos, ao animais saudáveis devem fazer visitas regulares ao médico veterinário. O objetivo dessas consultas é fazer um check-up no pet e prevenir futuras doenças. Saiba qual é a frequência ideal para levar o seu pet ao médico:
Filhotes: consultas mensais até os 6 meses de idade. Nesse período, o animal tomará as vacinas obrigatórias e o crescimento e desenvolvimento do pet será avaliado
Adultos (a partir dos 7 meses): consultas anuais. O animal receberá as vacinas de reforço e será feita uma avaliação clínica para analisar boca e ouvidos, qualidade do pelo e ganho de peso
Idosos (a partir dos 7 ou 8 anos): consultas semestrais. Além da avaliação clínica, alguns exames serão realizados como exame de sangue, ecocardiograma e raio-x do tórax e será avaliado a pressão arterial e a função renal do animal.
--- "#veterinário #veterinary #veterinarymedicine #medicinaveterinaria #24horas #clinicaveterinaria #antendimentoespecializado #veterinária"