Por Quatro Patas
16/12/2019 15h58 - Atualizado há 25 dias
Chuva, tempo úmido e bichinhos de estimação não são uma boa combinação, isto porque, quando eles estão expostos a estes fatores naturais eles também estão propensos à desenvolver doenças perigosas. É preciso que o responsável tome determinadas medidas. Desta forma é possível proteger o seu melhor amigo de patas de algumas doenças que pode ocorrer:
Leptospirose - Transmitida pelo contato do animal com a urina contaminada do rato pode deixar sua saúde debilitada. Vale ressaltar que esta é uma zoonose, ou seja, uma patologia que pode ser transmitida do cachorro para o humano por isso, que este é um dos problemas mais graves.
Fungos - Um animal que tem contato com chuva pode apresentar outras doenças, como problemas de pele, tendo em vista que um pet molhado está propenso a desenvolver bactérias e fungos que danificam o pelo e a epiderme.
Pneumonia - Além dos problemas acima, os animais podem apresentar quadros de gripes e pneumonias.
Medidas preventivas:
Vacinar o animal contra leptospirose é a melhor forma de agir contra esta doença;
Mantê-lo em um ambiente seco e seguro é o mais indicado, pois desta forma o tutor evita que ele se molhe na chuva;
Caso o animal tenha se molhado, é preciso enxugar bem os pelos. Assim, é possível evitar problemas de pele, nos ossos e no trato respiratório;
É preciso atenção aos recipientes de ração e água, para não deixá-los expostos à chuva e aos roedores. A tigela lavada periodicamente com sabão neutro e água e deve ser armazenada em lugares apropriados.
--- ''